Indenização por acidente de trabalho: Quanto devo receber?

Acidente-de-Trabalho-Tudo-o-que-voce-precisa-saber-1

Indenização por acidente de trabalho: Saiba quanto você deve receber.

Todos os dias, centenas de trabalhadores sofrem algum tipo de acidente de trabalho. E tal acidente vai desde uma queimadura pequena ate a perda de um membro ou parte dele.

Independente da importância dada pelo empregador a esta lesão de seu empegado, a vara do trabalho deixa bem claro que, de acordo a gravidade do acidente, existe a necessidade de estabelecer uma indenização por dano moral e pelo dano estético.

Neste texto vamos te mostrar o valor da indenização que você deve vir a receber em caso de acidente, tudo baseado na jurisprudência e na minha experiência de advogado especialista em direito trabalhista.

O que é um Acidente de Trabalho?

O nome já explica muita coisa, mas não explica tudo. Existem diversas situações que são consideradas acidente de trabalho mas a maioria das pessoas não conhece.

Acidente de trabalho é um acontecimento inesperado que ocorre com o trabalhador no exercício do serviço, seja para a empresa ou um pedido do patrão, ou no caminho de ida da casa até o trabalho ou no caminho de volta do trabalho até a residência.

É caracterizado por uma lesão corporal ou uma limitação funcional, resultando em uma dificuldade em realizar o serviço de maneira temporária ou permanente, ou em casos mais extremos, até o falecimento do trabalhador.

Tipos de Acidente de Trabalho

São 3 tipos:

  1. Acidente Típico: Acontece no meio do exercício da função, no local e no horário de trabalho. Isso inclui incidentes como quedas, cortes, queimaduras, lesões relacionadas a equipamentos ou a falta dele, “travamento de coluna”, fratura de membros, perda de membros, esmagamentos, entre outros problemas físicos que podem acontecem durante a realização do serviço.
  2. Acidente Atípico: São acidentes que acontecem por causa do ambiente de trabalho, mas não diretamente pelo trabalho que você executa. O exemplo seria a contaminação por uma fumaça que possui substância tóxicas de outro setor, mas que chegou até você por meio do ar.
  3. Acidente de Trajeto: É a lesão que acontece no trajeto até o local de trabalho ou de volta para casa. Pouca gente sabe que isso também é considerado acidente de trabalho e a empresa deve se responsabilizar pela segurança do empregado neste trajeto

Quanto posso receber de indenização por acidente de trabalho?

Todo mundo já sabe que cada caso de acidente de trabalho é avaliado e indenizado pela justiça do trabalho de forma específica e única. Mas eu sei que não é essa resposta que você quer ouvir…

Para saber quanto você dever receber de indenização é necessário realizar o cálculo de indenização mais assertivo possível, que é feito por um advogado trabalhista especialista em acidente de trabalho. Isso porquê cada Tribunal Regional do Trabalho (TRT) possui suas próprias diretrizes, mas é certo que todos devem seguir um Cálculo Base.
Se deseja conversar com um Advogado Trabalhista Especialista, clique na imagem abaixo.

De maneira geral, a indenização por acidente de trabalho varia de R$5.000 até mais de R$100.000,00 para casos graves de trabalhador acidentado. Geralmente o que deixa esse valor cada vez mais alto são as perdas de membros, conhecidas como “Indenização por Dano Estético”, por diminuir a capacidade de trabalho da pessoa e mantê-la com sequelas.

Além disso, é possível aumentar esse valor se for constatado que a empresa tratou com negligência a saúde do trabalhador, sendo ainda mais responsável pelo acidente, por não fornecer todos os equipamentos de segurança para desempenhar aquela função.

Isso é claramente uma violação das leis trabalhista e da CLT, que visam promover o trabalho seguro e prevenir o empregado de sofrer um acidente.

Também precisamos deixar bem claro que é necessário comprovar que houve de fato uma falha na segurança do trabalho e laudo médico demonstrando os prejuízos físicos. 

Como pedir indenização no caso de acidente de trabalho?

O primeiro passo é você entrar em contato com um advogado trabalhista e explicar seu caso em detalhes para ele. O pedido de indenização pode ser complexo, mas esse profissional vai te ajudar a receber a indenização.

Por meio de uma ação judicial demonstrando que o acidente ocorreu devido a problemas no local de trabalho, mostrando as danos morais e estéticos, comprovando que o trabalhador obteve prejuízo em decorrência do acidente e, por fim, pleiteando que a indenização deve ser paga por causa do acidente do trabalho.

Aqui na Santos Brito Advogados nós disponibilizamos um advogado para atender de forma online, pelo WhatsApp. Você não irá pagar por esse atendimento.

O objetivo desse atendimento é você entender se você têm o direito a indenização e qual seria o possível valor da indenização. Também saber se receberia indenização por dano moral, dano material e os demais pedidos judiciais.

Procurar um advogado é a melhor opção que você possui. Se você sofreu um acidente de trabalho, saiba que a Santos Brito Advogados está a sua disposição 24 horas.

E como fica a indenização por dano moral?

Essa possível indenização será calculada pelo seu advogado trabalhista a partir dos relatos que você contar a ele. É muito importante que você seja detalhista e não deixe de contar nada.

Muitas coisas que os trabalhadores acham normais, na verdade são contra a lei e passíveis de gerarem multas para a empresa e fazer elas pagarem indenização para seus funcionários.

Ter segurança no trabalho é um direito. E quem sofre acidente carrega essa dor consigo pelo resto da vida. Por isso o trabalhador também deve ser indenizado pelo dano moral de forma proporcional.

Um Advogado Trabalhista vai me ajudar?

Neste momento delicado é imprescindível que você converse com um Advogado Trabalhista especialista e ouça as soluções que ele propõe. 

Não se pode demorar muito para tomar alguma atitude judicial sobre o ocorrido. 

Aqui na Santos Advocacia Trabalhista nós temos especialistas online para te atender a qualquer momento, Fornecemos suporte jurídico para que os familiares do falecido recebam todos os valores que são de vocês por direito.

Deixe um comentário

Está gostando do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais