DE ENFERMAGEM PARA MEDICINA!

estetoscopio-curso-de-medicina11

Saiba como conseguir a transferência de curso pelo FIES mais desejada entre os estudantes de enfermagem.

Nos primeiros anos de funcionamento do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) era comum estudantes de enfermagem conseguirem uma transferência para o curso de medicina. Essa transição era feita de forma muito simples pelas vias administrativas.

Porém, em 2020 essa transferência foi dificultada pelo surgimento de uma nova portaria, que alterava as diretrizes sobre transferência de cursos.

A mudança introduziu a nota de corte como decisor classificatório, ou seja, a partir daquela data, só poderia transferir o FIES o aluno que tivesse uma nota no ENEM igual ou superior a do último colocado na faculdade de destino.

Muitos sonhos foram extintos por causa desse critério excessivamente rígido…

Isso mobilizou vários estudiosos do direito, assim como o nosso Diretor Jurídico Dr. Matheus Brito, à dedicar horas de estudos para encontrar um recurso jurídico para viabilizar a transferência entre enfermagem e medicina pelo FIES.

E uma ótima notícia surgiu: Mesmo com os obstáculos que a mudança da portaria trouxe, ainda há como realizar a transferência do curso de enfermagem para o curso de medicina sem ter a nota de corte!

Os estudantes podem solicitar a transferência do FIES para o curso de Medicina por meio da via judicial.

Nós sabemos que existem vários estudantes de enfermagem que tentaram conseguir o FIES para Medicina, mas esse direito lhes foi negado ilegalmente pela exigência da nota de corte.

E a enfermagem foi a saída para continuar na área da saúde… 

Ocorre que o verdadeiro sonho desse estudante é se tornar Médico.

Nesse caso, saiba que é possível fazer a transferência do FIES para o curso de Medicina, mesmo com uma pontuação no ENEM abaixo da nota de corte.

Como funciona?

Como explicamos anteriormente, a portaria de 2020 tornou praticamente impossível a transferência de cursos na via administrativa.

A alternativa ideal para os alunos que não possuem nota acima do ponto de corte é entrar com uma ação judicial para derrubar a portaria e conseguir a transferência independente da nota de corte.

Ou seja, é plenamente possível transferir o seu FIES de enfermagem para medicina por meio da via judicial!

Já existem diversas decisões favoráveis em casos dessa natureza, onde o judiciário entende que o aluno possui o direito de mudar de curso, mesmo sua nota sendo menor que a nota do último colocado da faculdade de destino.

Isso mesmo, na solução através da via judicial sua nota não precisa ser igual ou superior a do último colocado, como determinava a portaria e como é na via administrativa.

Abaixo está uma decisão favorável sobre a transferência do FIES de enfermagem para medicina.

Além disso, há a possibilidade de você, estudante de enfermagem, abater diversas matérias em comum entre os cursos!

Logo, se você está cursando enfermagem mas ainda sonha em se tornar médica/médico, fale conosco no whatsapp que iremos te ajudar a realizar a transferência para medicina!

Deixe um comentário

Está gostando do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais